Tiago Ribeiro Duarte
Professor Adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Doutorou-se em Sociologia em 2013 pela Cardiff University. Seus principais interesses de pesquisa estão na área dos Estudos Sociais das Ciências e Tecnologias (ESCT), tendo dedicado grande parte de suas pesquisas nos últimos anos a temáticas ambientais, com foco nas ciências climáticas. Alguns dos temas que pesquisa e orienta estudantes de graduação e pós-graduação são: A interface entre as ciências climáticas e a formulação de políticas para o clima, entendimento e participação pública em ciências e tecnologias e comunicação e colaboração interdisciplinar. Entre os anos de 2017 e 2019, foi membro do conselho da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (Esocite.BR). Além de integrar o LACT, é líder do Grupo de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Públicos.
Filiação institucional
Professor Associado do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília.
Projeto de pesquisa atual
(Des)Confiança Pública na Ciência e Tecnologia no Brasil? O caso da barragem de Brumadinho
Essa pesquisa tem como objetivo investigar a percepção pública da ciência e tecnologia em Brumadinho no contexto posterior ao desastre da barragem da mina do Córrego do Feijão. Ela dialoga com uma literatura do Norte Global que afirma que, nas últimas décadas, o público tem cada vez menos confiado na ciência e tecnologia, e com uma literatura latino-americana que afirma que tal desconfiança não aparece de maneira tão clara na América Latina. O objetivo é compreender se membros da população urbana de Brumadinho, particularmente pessoas que tiveram conhecidos vitimados pelo rompimento da barragem, e membros da população rural, especialmente aqueles que tiveram suas atividades econômicas atingidas pelo desastre (pescadores, agricultores, etc.) atribuem o desastre aos riscos inerentes à ciência e tecnologia ou à má gestão e fiscalização destas pela Vale do Rio Doce e pelo governo. A hipótese norteadora do projeto é que a população de Brumadinho ainda deposita grande confiança na ciência e tecnologia, reproduzindo, assim, a fé iluminista na racionalidade científica como motor para o progresso e desenvolvimento, mas desconfia das intenções de empresas e da capacidade do Estado de fiscalizá-las efetivamente.
Áreas de Atuação
Sociologia do Conhecimento
Sociologia da Ciência
Epistemologia das Ciências Sociais
Tópicos Especiais/Avançados em Ciência e Tecnologia
Cursos e disciplinas
Graduação em Ciências Sociais da UnB: Sociologia do Conhecimento, Sociologia da Ciência e Epistemologia das Ciências Sociais.
Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UnB: Tópicos Especiais/Avançados em Ciência e Tecnologia.
Principais Produções