Project Description

Sayonara de Amorim Gonçalves Leal

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (2007). Fez pós doutoramento no Centro de Sociologia da Inovação na École des Mines de Paris (2013/2014). Mestrado em Mudança Social – Université de Lille I (2005); mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília (2001). Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (1997). Professora adjunta do Departamento de Sociologia da UnB. Atua nas linhas de pesquisa Educação, Ciência e Tecnologia e Política, Valores e Sociedade. No que concerne à área de Educação, se interessa pelas inovações na prática de ensino de sociologia em escolas do Distrito Federal e formação instrucional e saberes docentes no curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Em se tratando da área de C&T, atua na interface entre sociologia política e sociologia da tecnologia e da inovação, atuando em pesquisas sobre os impactos das tecnologias com orientação sociológica e observando a posição ética e regimes críticos e de moralidade envolvidos na construção e usos de tecnologias e, investigações sobre as consequências de tecnologias para a vida social a partir de métodos empíricos sobre aceitação, resistências e adaptação social a uma determinada inovação técnica. Os temas de interesse são: a participação de tecnologias da informação e da comunicação em processos da vida social e em regimes de praxiologia comunicativa, regimes de capacidades de atores sociais em disputas e controvérsias tecnocientíficas, novos formatos de participação pública em tempos de “democracia digital” (usos e construção de mídias sociais, aplicativos, plataformas tecnológicas). Membro do Grupo de Trabalho” Ciência e Sociedade” da CLACSO e do Laboratório de Antropologia da Ciência e da Tecnologia da UnB.

Filiação institucional

Professora no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB)

Projeto de pesquisa atual

Capacidade crítica de catadores de materiais recicláveis confrontados a dispositivos de racionalização da gestão de resíduos sólidos no Brasil: reparação e cooperativismo

Este projeto de pesquisa contempla a problematização da efetiva inclusão social do catador de material reciclável prevista em dispositivos de racionalização da gestão de resíduos sólidos no Brasil, especificamente na Política Nacional de Tratamento de Resíduos Sólidos (PNRS). Trata-se do (des)compasso entre medidas de proteção ambiental e garantia de justiça social em processos de fechamento de lixões pelo país, apoiados na PNRS. A desativação desses espaços provoca mobilizações de catadores em torno de dispositivos de reparação e inserção socioprodutiva, sob regime de cooperativismo, em galpões de reciclagem. Temos, assim, como objeto de estudo as experiências de catadores de resíduos sólidos enquanto agentes da coleta seletiva e suas capacidades de engajamento ao cooperativismo em Galpões de triagem pós fechamento do Aterro do Jóquei no Distrito Federal. Temos como objetivo geral discutir a partir das operações críticas dos catadores experienciando uma situação de problemas sociais comuns, as relações entre seus engajamentos ao cooperativismo e a sua inclusão social no manejo dos resíduos sólidos prevista na política pública de resíduos sólidos, enfatizando as capacidades desses trabalhadores para lidar com os momentos críticos acionados com o fechamento do Lixão e o déficit da coleta seletiva no DF, o que impacta negativamente suas atuações em regime cooperativo nos galpões. Assim, nos interessamos pelas formas de expressividade das subjetividades desses trabalhadores em modo de lutas por reconhecimento, as quais encontram eco nas redes sociais da Internet e no espaço público físico. Do ponto de vista teórico-metodológico, o projeto se insere no debate acerca das condições, possibilidades e restrições ao desempenho de capacidades de agir de atores sociais confrontados a ?momentos críticos?, os quais constituem, ao mesmo tempo, situações de confirmação e de criatividade da ação. Isto significa dizer que no quadro das teorias sociais contemporâneas partimos do interesse pelo exercício de críticas e demandas à medida que são construídas e formuladas por atores sociais em diferentes lócus, formas de organizações e dispositivos.

Áreas de Atuação

Sociologia da ciência, tecnologia e inovação

Sociologia política

Teoria social

Cursos e disciplinas