Project Description

Eduardo Di Deus

Eduardo Di Deus é Professor Adjunto da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasíliacredenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Profissional (PPGE-MP/FE/UnB). Possui doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2017), com período de estágio sanduíche no Museu de História Natural da França (2015-16). Realizou mestrado em Antropologia Social (2007) e graduação em Ciências Sociais (2005) na Universidade de Brasília. Sua pesquisa de doutorado tratou dos modos de extrair borracha, com trabalho de campo realizado nas plantações de seringueira do interior de São Paulo. Seus interesses de pesquisa incluem a antropologia da técnica e do trabalho, aprendizagem, mundos rurais, relações humanos-plantas e história ambiental e das técnicas.

Filiação institucional

Professor no Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação Universidade de Brasília (FE/UnB)

Projeto de pesquisa atual

Reconfigurações dos viventes entre a Amazônia e o Cerrado: etnografia dos fluxos contemporâneos da heveicultura e da piscicultura
O presente projeto pretende realizar uma abordagem antropológica comparativa de duas atividades que se intensificaram nos últimos anos no cenário brasileiro: a criação de peixes nativos com fins alimentares e a extração de látex a partir de plantios de seringueira. Através da abordagem etnográfica de diferentes tipos de empreendimentos de piscicultura e heveicultura, trata-se de caracterizar as transformações na configuração de processos técnicos e processos vitais na Amazônia e no Cerrado, a partir de uma abordagem comparativa da relação com espécies vegetais e animais.
Financiamento da FAP-DF

Áreas de Atuação

Antropologia

Educação

Antropologia da técnica

Cursos e disciplinas

Antropologia e Educação

Fundamentos da Educação Ambiental